Os 10 principais benefícios da transformação digital de RH em 2024

rh

Os 10 Principais Benefícios da Transformação Digital de RH em 2024

As rápidas e frequentes mudanças da tecnologia obrigaram praticamente todas as organizações, de alguma forma, a transformarem-se, afetando todas as partes do negócio. Para o departamento de Recursos Humanos, esta transformação digital é dupla – transacional e transformacional. A transacional inclui processos como os recibos de vencimento, gestão de licenças, gestão de benefícios e gestão de tempo, enquanto a transformacional inclui a gestão de talentos (recrutamento, formação, mobilidade, desempenho, inteligência empresarial, planeamento da força de trabalho e utilização de big data).

  1. Custos de RH mais baixos

A longo prazo, as organizações que investem na digitalização de RH fazem grandes economias em tempo e recursos, uma vez que os processos são simplificados e aumentados. Além disso, ter visibilidade sobre a força de trabalho significa que pode aumentar a mobilidade interna e reduzir os custos de recrutamento externo. O caso do Grupo DHL é um desses exemplos.

Isto significa que transformar as funções de RH tem um impacto muito maior do que simplesmente criar eficiências. Na verdade, os benefícios são sentidos por todas as partes interessadas na organização; desde os colaboradores, passando pelos gestores, até à direção e, claro, pelo departamento de RH.

A transformação digital de RH não é novidade e já se vem sentindo há algum tempo, mas ainda é tão relevante para muitas organizações, como o era para a maioria das organizações há 5 anos atrás – especialmente para aquelas que perderam durante a primeira fase ou para novas start-ups em rápido crescimento que precisam de tecnologia para as ajudar a gerir uma força de trabalho em crescimento e em constante mudança.

Estes são os 10 principais benefícios que vemos na nossa base de clientes:

  1. Maior retenção de talentos com mobilidade de carreira interna

Uma das principais razões para os colaboradores saírem de uma organização é a falta de oportunidades de progressão. As pessoas aspiram o crescimento da sua carreira e quando os empregadores demonstram que se preocupam com as carreiras, os colaboradores tendem a permanecer mais tempo – mantendo colaboradores excelentes para o negócio e reduzindo os custos de recrutamento. Nesta área, temos ferramentas como mercados de oportunidades ou talentos e mapeamento de competências.

  1. Maior alinhamento entre a estratégia da organização e a gestão de pessoas

A inteligência empresarial, como planeamento da força de trabalho e dados dos colaboradores, ajuda as organizações a alinharem-se com a estratégia empresarial. Por exemplo, se uma organização quiser expandir-se para novos serviços, os dados podem identificar os colaboradores que possuem as competências certas ou os que necessitam de ser capacitados, preparando a força de trabalho para alcançar este novo objetivo.

  1. Melhor tomada de decisão com dados e informações precisas

A crise da Covid-19 ensinou-nos a importância da tomada de decisão baseada em dados. A potência e as capacidades analíticas da tecnologia fornecem a RH todas as informações necessárias para serem tomadas decisões informadas com vista a aumentar a produtividade, eficiências e eficácia dos colaboradores.

  1. Maior satisfação dos colaboradores com melhor gestão de talentos

Colaboradores felizes são mais produtivos do que os infelizes, e existem inúmeros estudos que o comprovam. Quando as organizações demonstram o valor dos seus colaboradores através de processos otimizados, obtêm o sentido de realização e propósito.

  1. Automatização de processos manuais de RH

Muitas das tarefas administrativas podem ser automatizadas, o que significa menos oportunidades para erros humanos e uma melhor gestão de itens importantes, como a conformidade. A equipa de RH pode então concentrar-se em iniciativas que sejam estratégicas e tragam valor ao negócio. Uma série de blogs sobre navegação no mundo das Tecnologias de Desenvolvimento e Dados de RH com confiança abrange muitos dos benefícios da automação de RH.

  1. Melhor visibilidade sobre a força de trabalho

Pode ser difícil ter visibilidade sob uma força de trabalho quando esta se encontra dispersa por múltiplos locais. No entanto, a tecnologia conecta sistemas fragmentados e permite que os gestores tenham uma completa visibilidade dos seus colaboradores, podendo focar-se em aspetos como as competências e necessidades de formação das suas equipas.

  1. Sistemas de RH consolidados

Com uma única plataforma para todas as necessidades de RH, os colaboradores são mais propensos a participar e a concluir as suas tarefas sem alternar ou ficarem confusos com as suas funções.

  1. Melhor branding do empregador e atração de candidatos

Manter os colaboradores felizes refletir-se-á no empregador. Sites de avaliação como o Glassdoor podem influenciar excelentes candidatos para trabalhar na sua organização.

  1. Análises avançadas e relatórios melhorados

As análises e relatórios de RH fornecem não só insights, mas também podem comprovar o impacto do trabalho de RH e ajudar a equipa a estar preparada para auditorias. A aprendizagem automática e a inteligência artificial podem também automatizar as funções e fazer grande parte do trabalho pesado – como promover a aprendizagem dos colaboradores com base nos seus interesses ou no desenvolvimento da carreira desejado.

A crise da Covid-19 mostrou-nos que os colaboradores e as organizações podem adaptar-se, sem que para tal seja necessário esperar vários anos. Na Cornerstone temos recursos excelentes se estiver pronto para assumir o seu projeto de transformação e não souber por onde começar. Pode simplesmente começar por entrar em contato com um membro da equipa que o ajudará a projetar uma jornada de transformação de talentos na sua organização.

Yvonne Conway
Senior Field Marketing Manager at Cornerstone
Filipe Seixas
filipe.seixas@isqe.com