Novas lideranças num mundo renascido

novas

 

lideranças 

Novas lideranças num mundo renascido

A procura contínua de inovação e melhoria deve ser um desafio constante e a única forma de as pessoas e as organizações lidarem com as mudanças impostas pela sociedade, e que sabemos que nem sempre correspondem a uma constante evolução no sentido de movimento positivo para a vida das pessoas. Embora historicamente recorrentes, fenómenos como pandemias ou guerras, têm contribuído em larga escala para uma incerteza generalizada de ordem social, económica e financeira. Por outro lado, a evolução tecnológica em ritmo acelerado, que tem atualmente a inteligência artificial como protagonista, é por si geradora de novas oportunidades para acelerar também a inovação no contexto atual em que vivemos, para além de potenciar a criação de soluções realmente inovadoras e transformacionais.

 

E é neste contexto, marcado pela velocidade das mudanças e pela complexidade dos desafios, que surge a necessidade de novas lideranças, capazes de se adaptarem e guiarem as suas equipas em busca do sucesso. Estas novas lideranças desempenham um papel fundamental na era atual, porque são estas que vão tornar as organizações mais capazes de enfrentar o futuro próximo. Num mundo em constante mudança, é essencial que os líderes sejam flexíveis e abertos a novas ideias e abordagens, de serem capazes de se reinventar e de se adaptar rapidamente às transformações, procurando sempre inovar. E é por isso que a adaptabilidade, uma das características fundamentais destes novos líderes, irá aportar muito valor para a construção de uma visão capaz de inspirar e motivar aqueles com os quais trabalha, uma visão de futuro alicerçada na rápida capacidade de adaptação a cada nova mudança e que levará a traçar novos rumos.

Uma das fórmulas para o sucesso destas novas lideranças estará seguramente na criação de ambientes de trabalho mais colaborativos, inovadores e inclusivos. Simon Sinek, autor e consultor renomeado na área de liderança, afirma que líderes não cuidam de resultados, líderes cuidam de pessoas e são as pessoas que geram resultados, daí que a capacidade que cada líder tem em mobilizar pessoas em redor da sua visão, será um fator determinante para criar um mundo mais sustentável. Reconhecer e valorizar o trabalho de cada indivíduo, estimulando o crescimento pessoal e profissional de todos, deverá ser entendido por estas lideranças como uma forma de gerar um sentimento de pertença e de compromisso de todos com os objetivos traçados, o que resulta como já sobejamente demonstrado, num aumento da produtividade e de satisfação no trabalho.

 

É determinante investir no desenvolvimento destas novas lideranças, capacitando-as das competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, para que sejam inspiração e motivação e consigam adaptar-se às mudanças e contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Pedro Reis Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Este artigo foi publicado na revista Líder, edição 23, outono, 2023.

 

Download PDF

Filipe Seixas
filipe.seixas@isqe.com