Gestão Humanizada como imperativo

Gestão humanizada

como imperativo

A tecnologia será o parceiro-chave para proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras

O mundo corporativo tem vindo a pôr em prática todo um conjunto de novos modelos de gestão e a desenvolver uma maior capacidade de reter e angariar talento, procurando, assim, diminuir o turnover que ano após ano bate novos recordes no mercado de trabalho. É em tempos com desafios socioeconómicos tão avassaladores que o talento existente em cada organização se afirma como o seu principal ativo. A gestão humanizada será um imperativo, através de práticas e objetivos cada vez mais comuns em todas as organizações: promoção da igualdade e respeito, de um ambiente de trabalho onde todos sintam que são ouvidos e valorizados e onde o bem-estar dos colaboradores seja uma prioridade.

 

Os planos de benefícios serão uma das componentes mais importantes e, cada vez mais, as empresas vão procurar novas formas para que os seus colaboradores se sintam recompensados e integrados num ambiente de trabalho que promova o seu bem-estar. Benefícios diferenciados e flexíveis serão claramente uma estratégia a seguir pelos gestores de pessoas e que proporcionem acima de tudo aos colaboradores experiências positivas duradouras que contribuam para uma maior conexão entre colaborador e empregador.

Um dos grandes focos da gestão de talento será também a aposta no reforço das competências dos colaboradores como vantagem diferenciadora num mercado tão competitivo. É nesse sentido que conceitos como o lifelong learning vão ganhar ainda mais relevância e onde a tecnologia será o parceiro-chave para proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras. As plataformas de formação construídas em torno do conceito de LEP (Learning eXperience Platform) terão uma grande procura, por forma a garantir o upskilling e o reskilling dos colaboradores, pois são estas plataformas que agregam conhecimento das mais variadas fontes e que o entregam ao formando de forma personalizada e flexível, de acordo com o seu percurso de aprendizagem.

No ISQe, para além de disponibilizarmos soluções tecnológicas que visam gerir todo o ciclo de vida dos colaboradores desde o seu recrutamento, onboarding, avaliação de desempenho ou planos de carreira, temos vindo a promover diversas LEP através da nossa parceria com a Cornerstone on Demand suportado na plataforma Cornerstone Learning e também mais recentemente com a plataforma EdCast, assim como em conteúdos de formação e-learning de catálogo ou desenvolvido à medida, de acordo com as necessidades de cada cliente.

A automatização de processos de gestão de pessoas suportado em tecnologia e a aposta na formação e bem-estar dos colaboradores serão linhas estratégicas de gestão nas organizações para o próximo ano.

Pedro Reis Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Este artigo foi publicado na RH Magazine, edição 143, Novembro/Dezembro 2022.

 

Download PDF

Filipe Seixas
filipe.seixas@isqe.com