15 Avr Sonae Sierra e ISQe
sonae sierra / isqe
COMO A SONAE SIERRA GARANTIU UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO ‘USER FRIENDLY’
Com mais de 900 colaboradores e com uma experiência prévia bem-sucedida com o módulo de learning do software Cornerstone, implementado pelo ISQe, a Sonae Sierra recorreu mais uma vez à plataforma, desta vez, para facilitar o processo de recrutamento. Em apenas três meses, a ferramenta estava pronta para responder à necessidade de interface com os clientes internos e externos da empresa do grupo Sonae.
33 ANOS DE VIDA, +900 COLABORADORES, 27 CENTROS COMERCIAIS, 124 ATIVOS IMOBILIÁRIOS
Fundada em Portugal em 1989 – ano em que recebia o nome de Sonae Imobiliária –, a Sonae Sierra estabeleceu-se como a empresa do grupo Sonae dedicada ao setor imobiliário, com um grande foco nos centros comerciais. Envolvida em todos os processos, desde a procura do espaço para construir o centro comercial, passando pelas fases de licenciamento, projeto de arquitetura, até à construção do próprio edifício e à gestão e rentabilização do ativo.
Nos últimos anos, apesar de continuar a deter 27 centros comerciais, a empresa tem assumido uma nova estratégia, 100% voltada para aquilo que é a gestão de serviços, e com novos projetos: hotéis, residenciais de estudantes e de 3.ª idade, e até, mais recentemente, mercados – atualmente, a gerir por exemplo o mercado de Braga e o mercado Bom Sucesso, no Porto. No total, a empresa é, ao dia de hoje, responsável por 124 ativos imobiliários detidos, geridos e/ou comercializados e conta com cinco projetos em desenvolvimento.
Em setembro deste ano, a Sonae Sierra contava com mais de 900 colaboradores, divididos por quatro grandes áreas de atuação: gestão e investimento; arquitetura e engenharia; gestão de ativos e de mobiliário; sustentabilidade (esta, uma das áreas que torna a empresa tão reconhecida no mercado, com uma aposta forte desde há 30 anos).
Com tantos colaboradores e uma carteira de clientes espalhados pela Europa, América do Sul, Norte de África e Ásia, as novidades não poderiam ficar por aqui, sobretudo no que à gestão de RH diz respeito. A empresa, que já contava com uma experiência muito positiva relativamente ao módulo de formação implementado em 2015, voltou a recorrer, em 2019, ao software da Cornerstone OnDemand, mas, desta feita, para facilitar o processo de recrutamento.
CLIENTES INTERNOS ENVOLVIDOS, EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR OTIMIZADA
Foram necessários apenas três meses para que o ISQe, parceiro implementador do software de gestão de pessoas, tornasse operacional a ferramenta na empresa. Para além da empresa de desenvolvimento e implementação deste tipo de soluções, a Sonae Sierra contou com uma project manager e com a participação ativa da própria equipa de recrutamento para a gestão do projeto. Apesar de anteriormente deter uma ferramenta de gestão de recrutamento, a Sonae Sierra sentiu a necessidade de haver um maior envolvimento, uma maior participação do cliente interno no processo, ao nível, por exemplo, da definição do perfil pretendido, do acompanhamento e feedback das entrevistas, etc.
Como explica à RH magazine Ana Cruz, responsável da estratégia de Talent and Performance Management for Europe and New Business da Sonae Sierra, “nós quisemos envolver mais o cliente interno no processo de gestão do recrutamento e, com a Cornerstone, ele consegue fazê-lo de A a Z; consegue entrar e perceber o que está a acontecer, quais as tarefas que tem de fazer e quando”. Este tipo de ferramenta permite automatizar muito as tarefas e evitar gargalos com uma única página onde todas as candidaturas são geridas de forma rápida e personalizada permitindo poupar tempo e esforço.
Já do lado da experiência do utilizador, a ideia foi tornar o processo de recrutamento muito mais ágil, menos burocrático, mais simples e “user friendly”. Agora, o candidato já não precisa de responder a uma longa lista de questões, necessitando apenas de fazer o upload do seu CV. A partir daí, a resposta sai também muito mais facilitada – a marcação de entrevistas, o feedback, é tudo feito através da plataforma. “Enquanto que, antigamente, eu tinha de enviar um e-mail, ou fazer um telefonema, agora, o cliente interno já sabe que encontra toda a informação dentro daquela plataforma – ele tem os alertas, nós temos os alertas; quando insere o resultado da entrevista que acabou de fazer, nós automaticamente recebemo-lo no nosso e-mail e, portanto, é tudo muito mais fácil”, garante Ana Cruz, sublinhando que, ao suprimirem-se etapas, ganha-se um tempo que é crítico no recrutamento.
“O mercado está completamente sobreaquecido. Porquê? Porque o digital passou a ser uma ferramenta para todos e, portanto, qualquer função pode ser desempenhada do outro lado do mundo. Com este tipo de soluções, a gestão de RH acontece facilmente, e, no nosso caso, depois de um benchmarking, percebemos que a Cornerstone tinha a melhor resposta para aquelas que eram as nossas necessidades”, diz.
A facilidade com que conseguem obter reports de todas as situações em qualquer etapa do recrutamento também pesou na escolha da solução.