11 Fév LA NOUVELLE ÈRE DE L’EXPÉRIENCE D’APPRENTISSAGE
A NOVA ERA DO LEARNING EXPERIENCE
O Instituto para a Aprendizagem ao longo da Vida (UNESCO) publicou em 2020 o relatório Embracing a Culture Of Lifelong Learning, onde defende uma nova visão focada no futuro da Educação, que exige uma grande mudança para uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, até 2050. Este relatório defende que perante os desafios que a humanidade enfrenta, desde a crise climática às alterações demográficas e tecnológicas, para além dos desafios instalados perante a crise pandémica de COVID-19, as sociedades devem pensar-se como “sociedades de aprendizagem”, formadas por pessoas que se identificam como aprendentes ao longo da vida.
No contexto da aprendizagem online, atingir esta meta implica abandonar a metodologia e-learning tradicional, em voga nos anos 90, que perdeu relevância no contexto atual. Cursos de formação que consistem em apresentações PowerPoint, longos e genéricos, que terminam com um questionário duvidoso (onde a aprovação é regra geral acima dos 80%), já provaram ter baixas taxas de retenção de conhecimento e baixas taxas de conclusão. Pensar a Aprendizagem ao Longo da Vida como um Direito Humano (tal como é defendido pela UNESCO) é adotar metodologias centradas no aprendente, onde aprender a aprender e gerir o próprio percurso de aprendizagem é considerado uma competência básica.
O conceito de Experiência de Aprendizagem Digital (Digital Learning Experience) vem permitir pensar a aprendizagem em ambiente digital e/ou online, centrada no utilizador, onde a dimensão social do processo de
aprendizagem é valorizada, reconhecendo o valor do peer-learning, garantindo uma experiência de aprendizagem envolvente que resulta em altas taxas de retenção e de conclusão. Em ambiente corporativo, a capacitação de pessoas através de uma Experiência de Aprendizagem Digital representa a implementação de um ciclo de aprendizagem contínuo, permitindo o aumento de conhecimentos e competências nas mais diversas áreas, contribuindo também para a melhoria de competências transversais, como o aumento da competência de resolução de problemas, que vem beneficiar do inevitável desenvolvimento cognitivo.
No ISQe, a unidade de Digital Learning Experience desenha, desenvolve e implementa experiências de aprendizagem digitais feitas à medida do cliente, assente em conteúdos pedagógicos inovadores, aptos a contextos multi-device. O design das nossas soluções de formação é intuitivo, com instruções interativas, bookmarks de conteúdos e sistematização de conhecimentos, que nos tem garantido a satisfação dos nossos clientes, e acima de tudo, dos seus colaboradores. O recurso ao gamification, um dos métodos que prova claramente ter níveis de engagement superiores a várias outras abordagens mais tradicionais, é uma forte aposta do ISQe como garantia de sucesso em todo o desenho de percursos formativos e desenvolvimento de competências dos recursos humanos dos nossos clientes.
ISQe | Digital Learning Experience