12 Jul Cornerstone posiciona-se como uma plataforma TXP
Cornerstone
plataforma TXP
A Cornerstone posiciona-se como uma TXP – Talent eXperience Platform
O que explica o sucesso da plataforma de gestão de talento Cornerstone OnDemand, implementada pelo ISQe??
Creio que o sucesso vem claramente de dois fatores, ser uma plataforma de elevada maturidade nos processos de gestão que assegura e por isso tão reconhecida e distinguida como tal pelos principais analistas de mercado, e ser implementada por um parceiro local experiente e certificado, que não só assegura a implementação como fornece um suporte contínuo e dedicado ao cliente. Escolher Cornerstone como uma ferramenta estratégica para gerir talento numa organização é também eleger uma plataforma que unifica todos os processos inerentes à gestão do ciclo de vida do colaborador num único sistema escalável, desde o recrutamento, à formação e avaliação de desempenho ou ao planeamento de carreira.
Como são implementadas as soluções Cornerstone?
Um projeto Cornerstone pressupõe uma metodologia de implementação concebida pela própria Cornerstone e na qual
a equipa ISQe está certificada. As várias fases incorporam as melhores práticas de mercado na implementação de projetos, e visam integrar as práticas e os requisitos de cada cliente. Uma das mais valias e diferenciação é a fase pós implementação, em que o nosso serviço CARE, serviço de suporte dedicado ao cliente, acompanha e assegura um suporte de proximidade que se encontra sempre disponível.
Que feedback recebem das empresas relativamente à implementação destas soluções? Quais têm sido os principais entraves?
Cada cliente tem as suas práticas e processos, cabendo ao ISQe verter para a tecnologia a realidade de cada cliente e encontrar as melhores soluções para cada desafio. O leque de opções que a própria plataforma oferece e a nossa experiência permitem-nos inclusive dar resposta a necessidades específicas dos clientes em Portugal como requisitos de reporting, exemplo disso é o relatório único da formação
ou a integração com sistemas de Payroll ou ainda redesenhar processos e funcionalidades na própria plataforma com o objetivo de melhorar a user experience. Os principais entraves são, por vezes, o baixo nível de maturidade de alguns processos existentes ou até mesmo inexistentes no cliente, o que leva à necessidade de uma maior reflexão sobre as linhas orientadoras e como a tecnologia poderá ajudar a melhorar o que é a prática ou até mesmo levar à adoção de processos já existentes na base das plataformas.
Como pode a solução Cornerstone ajudar as empresas a diminuir o turnover?
A plataforma Cornerstone é uma solução de grande flexibilidade e adaptabilidade. Através de mecanismos de machine learning e IA, “conhece” todo o percurso do colaborador na empresa, assim como as suas competências, sugerindo ao próprio como as poderá melhorar e que outras pode e deve adquirir para que contribuam diretamente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, seja através de formação
recomendada, da interação com especialistas ou do desenvolvimento de atividades que lhe permitam aumentar a performance e o cumprimento de objetivos. É também através de mecanismos de “gaming” e de reconhecimento da própria plataforma que é possível tornar o sistema mais interativo e apelativo. A solução Cornerstone contribui para uma melhor relação entre as áreas internas de desenvolvimento de talento e recursos humanos, tornando-se um sistema útil e uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do colaborador, onde este encontra os recursos necessários para tal, identifica qual o seu papel na empresa, o que de si é esperado e que contributo ele próprio pode dar ao crescimento da empresa.
2023 é o ano europeu das competências. Como contribui o ISQe para a aquisição de novas competências?
Acelerar a melhoria contínua de competências e a aquisição de novas é uma realidade atual e urgente. Para os nossos clientes, estamos agora a trazer todo um conjunto de novas ferramentas e plataformas que integram o catálogo de soluções Cornerstone, fruto de aquisições recentes, bem como a Cornerstone que está a integrar novas funcionalidades, o que faz com que se posicione como uma TXP – Talent eXperience Platform, combinando formação, ferramentas de talento centradas no desenvolvimento das pessoas e o poder da IA para ajudar os gestores de talento a gerar resultados verdadeiramente transformacionais para pessoas e negócios. A plataforma Cornerstone Edcast, por exemplo, disponibiliza já de base uma matriz de competências de acordo com as normas europeias e permite a sua ampliação e adaptação a cada realidade, cruzando estas competências com funções e planos de carreira, mostrando os gaps e oferecendo soluções para eliminá-los através de formação e conteúdos, assim como tem a capacidade de se ligar a outros sistemas LMS e até a sistemas concorrentes e bases de dados para centralizar a experiência do utilizador.
Que mensagem traz o ISQe ao Fórum RH?
O Fórum RH é uma oportunidade excelente de partilha de experiências, de conhecer os desafios atuais e futuros de todos aqueles que como nós procuram soluções para o desenvolvimento do asset mais valioso em qualquer empresa, as pessoas. É esse o nosso propósito e a nossa expectativa, e lá estaremos para dar o nosso contributo.
Pedro Reis Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Esta entrevista foi publicada na edição 146, Maio/Junho 2023, da RHmagazine.